quarta-feira, 22 de março de 2017

ACT, PAI, PDVTC E DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FORAM TEMAS DE REUNIÃO COM A SANEPAR

Elton Evandro Marafigo (Representante dos Trabalhadores - CAD/SANEPAR) e Gerti José Nunes (SAEMAC) estiveram reunidos ontem (21/03) com o presidente da Sanepar Mounir Chaowiche e o diretor administrativo Luciano Valério Bello Machado para discutir diversos assuntos, entre eles o ACT, PAI, PDVTC e os direitos das pessoas com deficiência.

Sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, cobramos da empresa um posicionamento, considerando que já protocolamos a pauta de reivindicações há algum tempo e também já realizamos uma primeira rodada de negociações; mas ainda não recebemos contraproposta. No entanto, o presidente da Sanepar garantiu que convocará todos os sindicatos ainda esta semana para a apresentação da 1ª proposta.

Também procuramos sensibilizar a companhia para a “Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência”, um tratado internacional assinado em 30 de março de 2007 e ratificado pelo Brasil em 1º de agosto de 2008; que assegura, entre outros direitos, a flexibilidade de horários. Com base neste documento, foi realizada uma alteração no Estatuto dos Servidores Públicos Federais e o que queremos é estender isso para o âmbito dos celetistas sem a necessidade de recorrer a meios judiciais. Quanto a isso, o presidente Mounir sinalizou positivamente e disse que vai realizar um estudo interno em cima desta questão.

Outro tópico abordado que cobrei foi sobre o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI); que foi encerrado em fevereiro e, até aquele momento, não houve acordo por parte dos sindicatos devido às cláusulas que retiravam direitos constitucionais dos trabalhadores, como a renúncia ao ingresso com ações judiciais individuais e/ou coletivas. 

Enquanto conselheiro da Sanepar, continuo tratando desta questão nas reuniões do CAD e também do CCEE (Conselho de Controle das Empresas Estaduais) e, inclusive, fiz um pedido de reabertura não apenas do PAI, mas também do PDVTC, desde que sejam excluídas as cláusulas prejudiciais aos empregados da companhia. 

O CCEE e o CAD concordaram com a alteração e, na referida reunião, apresentamos esta situação ao presidente Mounir que afirmou que defenderá, junto ao Governo, as mudanças e a reabertura dos dois programas.


Ficamos, agora, no aguardo da data que a Sanepar escolherá para a próxima reunião com os sindicatos a respeito do ACT. 

Elton Evandro Marafigo
Conselheiro Representante dos Trabalhadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFORMATIVO PPR-2022 SANEPAR

  Nesta quarta-feira (30/11) houve a 1ª reunião entre as entidades sindicais e a comissão negocial da Sanepar para início das tratativas sob...